champis soup

Uma sopa para a Lowry. Desde pequena ela sempre amou champignons.

champis2

Lembro-me que quando éramos pequenas (até quando já não tão pequenas), sempre podíamos escolher o almoço da casa Welter no dia do aniversário. E sempre, sempre, sempre, o aniversário da Laura era dia de estrogonofe. E o Axel, que não gosta de champignons, pescava os champignons do prato dele e dava pra ela de presente. #fofo.

Ontem ela veio jantar em casa. O dia mais frio de Barcelona. Eu tinha acabado de tirar os cisos e só podia comer sopa, e ela estava chateada com o trabalho e queria conforto. Fiz essa receita. Ficou muito boa e nós ficamos muito bem. Rendeu 3 porções: uma para cada, e uma para a marmita dela no dia seguinte.

Ingredientes –

700g de champignons frescos (reserve um punhado para finalizar)
50g de funghi seco
Um gole de vinho branco
500ml de caldo de legumes
1 cebola média
3 dentes de alho
2 batatas médias
Noz moscada

Para finalizar – 

uma parte dos champignons
250ml de iogurte
4 ovos
2 torradas
1 limão siciliano
Salsinha

Preparo –

Coloque o funghi seco numa tigelinha e cubra com água fervendo. Pique a cebola e o alho. Descasque e corte as batatas em cubos.

Cozinhe os ovos: Ferva água numa panelinha. Coloque os ovos e deixe cozinhando por 10 minutos.

Limpe os champignons frescos, corte fora a pontinha dos talos, e corte-os em metades ou quartos. Reserve alguns para decorar: corte-os em laminas finas, coloque numa tigelinha, e esprema um limão por cima (dá um gostinho legal!).

Numa panela, refogue a cebola e o alho em um pouco de óleo. Acrescente os cogumelos frescos e tempere com um pouco de sal. Eles vão soltar bastante água. Quando estiver quase seco, adicione as batatas, os funghis (com a água), o vinho branco, o caldo de legumes, e um pouco de noz moscada. Deixe cozinhar até a batata ficar molinha.

Bata tudo com o mini-pimer ou no liquidificador, até ficar bem cremoso. Leve ao fogo outra vez até ferver. Desligue, e incorpore o iogurte.

Os ovos já deverão estar prontos: escorra e dê um choque de água fria na pia. Descasque e pique. Torre o pão, corte em cubinhos. Pique a salsinha.

Para servir bonito: sopa + champignons em lâminas + ovo cozido + pão torradinho + salsinha + e um fio de azeite.

.

for champions

(champignons frescos, funghi seco, cebola, alho, batata, iogurte, ovos, limão, salsinha)

bem você